Telefone : (85) 3224.9328
contato@agcurbanismo.com.br

Consumidor pode se preparar para voltar às compras de imóveis

Consumidor pode se preparar para voltar às compras de imóveis

Sticky
jun 12, 2017
0

Um dos maiores sonhos do brasileiro é a casa própria. Apesar disso, entre as pessoas que planejaram comprar um imóvel em 2015, 63% não realizaram este sonho. Fruto da maior crise econômica que vive o país. A crise gerou desemprego, reduziu o consumo e fez o brasileiro adiar diversos planos.

Quem olha para trás na economia brasileira vê uma estrada esburacada, um caminho nebuloso. Mas quem olha para frente enxerga um caminho melhor. A economia do país parece demonstrar os primeiros sinais de recuperação. Ainda pequenos, é verdade, porém parece haver um impulso no sentido de tempos melhores.

O preço dos imóveis é um desses sinais. Em 12 meses, o preço de venda dos imóveis acumula alta de 0,69%, valor abaixo da inflação estimada de 4,1%. Ou seja, descontada a inflação, o preço médio apresenta queda real de 3,3% nos últimos 12 meses, segundo o índice FipeZap. Após sofrer uma correção nos preços nos últimos meses, a retomada da economia e do consumo deve dar novo fôlego o valor de venda dos imóveis.

Não é preciso ter pressa, porém. Diante de muitas incertezas na economia, o mercado imobiliário ainda deve sentir a recessão de 2015 e 2016. No entanto, já é hora de o consumidor poder se preparar para voltar às compras. A era de queda nos preços pode estar ficando pra trás e uma nova dinâmica entrar em vigor.

Há um outro fator que beneficia o consumidor nos meses que virão: as taxas de juros. Depois da taxa de juros básica da economia (Selic) iniciar o ano em 13,75%, houve uma redução de 2,5 pp para 11,25%. A taxa Selic deve terminar o ano de 2017 em 8,5% e permanecer em 2018 próxima a esse nível, praticamente sem alteração. Taxas de juros menores significam que o crédito para o consumidor estará mais barato.

Confira a matéria na íntegra

FONTE: Gesner Oliveira

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • AGC URBANISMO

    A AGC conta com uma equipe de profissionais com mais de 20 anos de experiência em Urbanismo, atuando nos principais centros urbanos dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí, levando para estas cidades seus empreendimentos, e tem como doutrina o aprendizado e a evolução, perseguindo obstinadamente o aperfeiçoamento de seus processos.
  • Receba nossa newsletter

    Inscreva-se abaixo e acompanhe todas as nossas newsletters.





logo-rodape