Telefone : (85) 3224.9328
contato@agcurbanismo.com.br

Dicas úteis na hora de comprar terreno em loteamento

Dicas úteis na hora de comprar terreno em loteamento

Sticky
ago 23, 2016
0

Uma tendência brasileira é a de procurar qualidade de vida em lugares mais afastados dos grandes centros urbanos. Comprar terrenos loteamentos novos e fechados requer uma maior atenção do consumidor para evitar alguns transtornos como: entraves com registros e falta de infraestrutura. Então apresentamos dicas essenciais sobre a aquisição de imóveis. Confiram!

Loteamentos validados devem ser abastecidos por esgoto, água potável e energia elétrica
Lote, segundo a legislação, é um terreno que atenda aos índices urbanos das zonas em que se situa e que serve de infraestrutura. É considerada a base disto tudo: iluminação pública, redes de esgoto, energia elétrica domiciliar e pública equipamentos urbanos de escoamento e vias de circulação com ou sem pavimentação.

Tamanho mínimo do lote
É determinado por lei que os lotes tenham frente mínima de cinco metros e área mínima de 125 metros quadrados.

Cuidados antes de adquirir um lote
O consumidor deve verificar na prefeitura de sua cidade se o lote foi aprovado, se está em área protegida ambientalmente, se há algum controle quanto à construção. Tudo isso antes de dar qualquer sinal de reserva. Verifique no cartório de registros de Imóveis se o loteamento está registrado conforme alvará da prefeitura e requisite certidão de propriedade negativa de alienação e ônus. Tudo isto é necessário na hora de confirmar se realmente o proprietário que está vendendo o lote está sendo verdadeiro e se o espaço está legitimado.

Guarde toda a publicidade do lote após a compra
Para garantir o cumprimento do loteamento que lhe é ofertado, guarde todas as propagandas que serão utilizadas como documentos que integram o contrato da sua compra.

Quando o fornecedor não cumprir a oferta
Caso isto aconteça o consumidor pode exigir, nos termos ofertados, o cumprimento forçado da obrigação ou pode aceitar um loteamento parecido. Dá ainda para cancelar o contrato. Neste caso você tem direito a devolução do valor que você paga, antecipadamente.

Fique atento na hora de assinar o contrato
O mesmo deve ser assinado por duas testemunhas e pelas partes, tendo as qualificações: forma e local de pagamento, descrição, características do terreno, data de registro e número, endereço das partes, nome e localização do loteamento, prazo, taxa de juros de mora e de financiamento, forma de acerto caso exista diferença na hora da medição do lote, taxas do terreno e a quem cabe o pagamento de impostos. Logo após, o mesmo deve ser registrado no Cartório de Registro de Imóveis (CRI).

Medidas a serem tomadas depois do fim do pagamento do loteamento
Depois de pagar tudo, disponha a escritura definitiva gravada no Tabelionato de Notas. Isto com todos os documentos pessoais de quem compra, com a relativa prova do contrato e liberação. Como foi explicado no item anterior, a escritura deve ser registrada no CRI e posteriormente peça que alterem o IPTU para o seu endereço e nome pela prefeitura.

E ai gostaram das nossas dicas? Elas atenderam as demandas que vocês procuravam? Se curtiram o post deixem aqui nos comentários as suas experiências e feedbacks!

Post a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

  • AGC URBANISMO

    A AGC conta com uma equipe de profissionais com mais de 20 anos de experiência em Urbanismo, atuando nos principais centros urbanos dos Estados do Ceará, Maranhão e Piauí, levando para estas cidades seus empreendimentos, e tem como doutrina o aprendizado e a evolução, perseguindo obstinadamente o aperfeiçoamento de seus processos.
  • Receba nossa newsletter

    Inscreva-se abaixo e acompanhe todas as nossas newsletters.





logo-rodape